Tráfego pago vale a pena?
Sabia que é possível pagar para atrair visitantes para suas páginas? Isso é o tráfego pago, quando sua postagem é divulgada para mais pessoas, podendo inclusive definir o perfil das que recebem, gerando maior retorno. Veja besse artigo se tráfego pago vale a pena.
Vantagens de investir em tráfego pago
A maior vantagem de investir em tráfego é a possibilidade de ser encontrado pelos mecanismo de busca nas principais palavras-chave relativas ao seu negócio.
Nesse momento muitas pessoas muitas pessoas podem estar procurando pelo produtos ou serviços que você ou a sua empresa vende, e quem vai aparecer nos resultados das buscas?
Por isso gestores de tráfego são tão procurarados e a cada dia mais empresas, profissionais liberais e até autônomos investem em marketing digital.
Imagine, por um momento, que todo o seu trabalho de divulgação: seu conteúdo, imagens, investimento em materiais, fotos, produção de textos, não foi suficiente. Frustrante não é?
Mas primeiro, vamos entender que tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página. Um exemplo é quando for digitada uma palavra-chave e o Google já mostra seu negócio em primeiro lugar.
Isso significa que você pagou para ser acessado pela sua palavra-chave. Apesar disso, há outros tipos de tráfego, que é o gratuito ou orgânico. Você sabe qual a diferença? Será que o tráfego pago vale a pena mesmo? Veja a seguir!
O que é tráfego orgânico?
Nada mais é do que o famoso tráfego gratuito. E claro que é possível de se fazer.
Você acessa as ferramentas, escolhe as palavras chaves, perfil, coloca imagens e texto e se for buscado, aparecerá.
Mas em qual lugar? A concorrência e o tráfego pago fazem com que seu perfil não seja o primeiro, e talvez nem na primeira página.
Outra questão é que para o tráfego orgânico é necessário, ou uma equipe, ou um profissional de marketing muito bom em SEO para cuidar da sua conta, constantemente, e ainda, os resultados podem demorar a aparecer.
O valor gasto para promover seu site, sua postagem, nem é tanto quanto se imagina, principalmente se considerar o custo x benefício, pois os resultados são quase imediatos.
Ok, tráfego pago vale a pena, mas como funciona?
Quem vai mostrar se seus anúncios estão bons ou não são as métricas, abaixo vou citar duas delas que são o CPC (cuto por clieque) e o CPM (custo por mil impressões), mas existem outras que também são muito importantes.
-
-
-
Custo por clique (CPC)
-
-
É o quanto você está pagando por clique, podendo ainda usar de duas formas: uma você destina um valor diário e a ferramenta buscará o máximo de cliques com esse valor; na outra você paga cada vez que alguém clicar no seu anúncio, podendo ser estabelecido um número máximo de cliques.
-
-
-
Custo por mil impressões (CPM)
-
-
É o quanto você está pagando por mil visualizações. Ou seja, cada vez que seu anúncio aparecer para mil pessoas, independentemente se elas cliquem ou não.
A vantagem desse método é que o preço do seu lance em relação ao dos seus concorrentes irá definir qual anúncio aparecerá primeiro.
Ironicamente a desvantagem é a mesma, pagar, mas não receber cliques. Para impulsionar o tráfego são usados canais chamados de Fontes. Eles serão os responsáveis por decidir se tráfego pago vale a pena.
Quais são as fontes utilizadas?
Podemos dizer que essas fontes são:
-
-
- Google Ads
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- UOL Ads
- YouTube Ads
-
Google Ads
Seus anúncios irão aparecer na ferramenta de busca do Google e parceiros. Nessa fonte você ainda pode segmentar pelo perfil das pessoas que você quer que veja e os dispositivos onde seus anúncios serão vistos.
Facebook Ads
Ferramenta muito usada por empresas que possuem conta nessa rede social. É considerada uma excelente plataforma para anunciar e também permite a segmentação.
Instagram Ads
É análogo ao Facebook Ads, pois os dois pertencem à mesma empresa. Traz a possibilidade de anúncios por fotos e por vídeo, no feed ou no stories. O instagram é uma das melhores ferramentas para divulgar seu negócio, veja esses estudos de caso.
UOL Ads
É possível anunciar em portais parceiros da UOL. O valor desse anúncio não é tão caro, podendo pagar por clique recebido.
Youtube Ads
Atualmente, os vídeos online representam grande parte do tráfego, sendo atraentes. É indicado para quem tem conteúdo online como cursos.
Como o investimento cresce diariamente é possível contratar outras fontes como Bing Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, Tik Tok for businesS, Taboola e Outbrain
Avalie as fontes de tráfego para decidir se fará uma publicação específica para cada uma ou se escolherá aquela que for a mais indicada para saber se o tráfego pago vale a pena.
Conclusão
Tráfego pago coloca o seu anúncio para a pessoa certa, no momento certo. Outra grande vantagem de investir em anúncios online é a possibilidade de mensurar os resutados, pausar ou parar uma campanha, o que não acontece no marketing tradicional.
Se você quer minha ajuda para divulgar sua empresa na internet ou conheça alguém que precise, entre em contato comigo sem compromisso.