O que é SEO?

Alguma vez na sua vida você deve ter se deparado com a palavra SEO, mas pode ser que tenha ficado sem entender o que significa. De modo geral, a sigla é usada para dar nome a otimização para motores de busca. Mas o que é SEO e como funciona afinal?

Antes de mais nada, vamos entender de onde surgiu esse termo. Há algumas versões de onde surgiu esse termo. A primeira vez teria sido no livro chamado “Net Results”, publicado em 1997.
Os autores, Bob Heyman e Leland Harden, definiram verbalmente o termo após melhorarem o posicionamento de um website de um cliente. Mas a publicação só fez com que novas versões viessem à tona.

No artigo a seguir, vamos entender quais foram essas versões e descobrir mais a respeito do processo envolvendo a busca de termos pela internet.

O que é SEO: qual a origem do termo?

Como falamos anteriormente, a origem de SEO ganhou algumas versões de origem. A segunda versão, um pouco mais confiável que a primeira, é um post referenciado por Danny Sullivan, indicando um post SPAM feito na Usenet em 26 de Julho de 1997, onde o termo Search Engine Optimization aparece.

A terceira versão é, considerada a mais correta, sugere que o termo foi uma criação da empresa online de John Audette, Multimedia Marketing Group (MMG), que publicou páginas no início de 1997 que já mencionavam o termo Search Engine Optimization.

De qualquer modo, ao falarmos sobre marketing e otimização em buscas dentro da internet, a sigla SEO aparece.

SEO para que serve isso?

Como funcionam as buscas na internet?

Quase todo mundo já acessou a internet para uma pesquisa, e para isso utilizou um buscador. Normalmente o escolhido é o Google, mas existem outros motores de busca.

E não é novidade que ao digitarmos o que desejamos pesquisar, surgem várias opções elencadas na página.

É a partir desse ponto que teremos mais clareza de todo o processo que envolve o que é SEO.

Já pensaram, ou mesmo pesquisaram como todas as informações chegam ali, prontinhas, surgindo como num passe de mágica (ou melhor, num clique) e como é feita a ordem em que aparecem?

Então, é graças ao SEO, que é um conjunto de ações para obter a otimização nas buscas, que tudo isso é possível!

E o processo funciona da seguinte maneira: o anunciante se destaca em um melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca, fazendo com que seja encontrado com mais facilidade.

Essas ações são feitas através de estratégias escolhidas e técnicas específicas que irão refletir a identidade de cada cliente e a melhor maneira de ganhar destaque.

Entre os exemplos que podemos dar estão:

    • tipo de produto;
    • como o produto vai aparecer;
    • qual o público;
    • quantas publicações;
    • quais as variações entre as publicações.

E é claro, dentro de um orçamento escolhido para investir especificamente nesse propósito, pois é preciso contratar um profissional de marketing que entenda de SEO e pague pelo impulsionamento dos anúncios.

SEO Marketing

Para entender o que é SEO, é preciso saber como funcionam os motores de busca?

Sim! De uma forma muito simplificada, é preciso entender o mecanismo da busca, para ficar mais claro o que é SEO.

Primeiro é preciso ter páginas na internet, seja blog ou site, que geram códigos de identificação específicos e únicos sempre que publicadas.

Então, o motor de busca vai identificar e classificar as páginas através de algoritmos que são uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa. Assim será analisado o código das páginas.

Na sequência, as páginas serão indexadas, salvas, em um banco de dados gigantesco.
Sempre que alguém fizer uma pesquisa, o motor busca nesse banco de dados, apresentando as páginas que considera mais relevantes como resultado.

Ou seja, através do SEO, é possível impulsionar a visibilidade de um negócio, seja comércio ou prestação de serviço, ou de notícias e informações que precisamos obter a todo momento.

Portanto, o conteúdo que é publicado, a forma como é anunciado, influencia na indexação das páginas. Você pode até não contratar um profissional para cuidar dessa área, mas será necessário ter um bom conhecimento sobre o que é SEO e suas aplicações.

Se você quer colocar seu sites nas primeiras posições do Google através de estratégias de SEO, entre em contato comigo seu compromisso.