Marketing Digital para Corretores de Imóveis

Corretores de imóveis, veja como o marketing digital pode ajudar você a vender mais através da internet.

Os maiores problemas para muitos corretores de imóveis que precisam aumentar as vendas, podem ser a falta de conhecimento sobre marketing digital e também a falta de uma estrutura que possibilite usar a internet para atrair clientes qualificados e também ajudar na captação de imóveis.

A falta de uma boa presença digital pode ser um grande problema a curto prazo e vai aumentando com o passar do tempo se o empresário ou o profissional não fizer nada, pois a cada dia aumenta a concorrência.

pessoas procurando na internet

Segundo uma pesquisa da TIC Domicílios em 2019 (Cetic.br),3 em cada 4 brasileiros acessaram a internet, são 134 milhões de pessoas.

A pesquisa também revela que 99% das pessoas conectadas usam dispositivos móveis, seguidos por computadores (42%), TVs (37%) e videogames (9%).

Por isso quem aparece mais na internet e usa as melhores estratégias têm melhores resultados

Corretores de imóveis que investem em marketing digital, vendem mais.

Investir em marketing digital pode trazer excelentes resultados para corretores de imóveis e imobiliárias que tiverem boas estratégias de vendas aliadas à sua estrutura de vendas.

Bons resultados são consequencia de vários fatores como análises, planejamento e mensuração dos resultados.

 

mais um sonho realizado

Analisando a concorrência

Engana-se quem pensa que o mercado digital está saturado e não tem espaço para os pequenos, é uma questão de Análise e Planejamento, uma boa prática é fazer análise SWOT periodicamente.

Análise SWOT,  também conhecida como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) é uma ferramenta que possibilita analisar o ambiente interno e externo da sua empresa, identificando ameaças e oportunidades, essa análise você pode  anotar em uma planilha ou em um editor de texto.

Posicionamento

Como está seu posicionamento na internet em relação à concorrência?

Quando as pessoas pesquisam por imóveis na sua região, quem aparece na primeira página dos resultados das buscas do Google? 

Consultores de marketing e agências normalmente usam ferramentas pagas para fazer essas análises, mas você pode abrir uma janela anônima no seu navegador (no Chrome por exemplo pressione as teclas ctrl+Shift+N) e pesquise por palavras referentes ao seu negócio e veja os resultados.

resultado das pesquisas na internet

Existem duas formas de posicionamento no Google que são através de campanhas de anúncios (tráfego pago) e  tráfego orgânico (aqueles que aparecem nas pesquisas sem investimento em anúncios).

A vantagem de investir em anúncios é que os resultados aparecem bem mais rápidos e através das análises das métricas é possível parar  ou pausar um anúncio e/ou fazer as alterações necessárias.

A grande vantagem do posicionamento orgânico é que você não precisa investir em anúncios e a melhor maneira de fazer isso é através de estratégias de SEO. 

Estar na primeira página do Google, principalmente em palavras-chaves com bom volume de buscas relacionadas ao seu negócio é reconfortante, pois significa que está no caminho certo.

Segundo uma pesquisa, sites que aparecem até a 5ª posição recebem 70% dos cliques e os que estão na primeira posição recebem até 33% desse tráfego, por isso é importante análise e planejamento para alcançar as melhores posições nos mecanismos de buscas.

Se você ainda não investe no seu negócio, está perdendo dinheiro e abrindo espaço para a concorrência. Marketing digital não é despesa, é investimento que dá excelentes resultados se for bem planejado.

Montando sua estrutura

Existem muitas estratégias de marketing para corretores de imóveis e imobiliárias divulgarem seus produtos e serviços, a melhor estratégia é aquela com a qual você se identifica.

Caso precise utilizar outras mídias a qual você tenha mais dificuldade, a solução e contratar alguém faça, assim você sobra mais tempo para você cuidar do seu negócio e também mais tempo para passar com a família.

Veja abaixo uma estrutura considerada ideal para praticamente todos negócios online

Domínio próprio – Ter seu próprio domínio, seunome.com.br, mesmo que a princípio você não queira ter um site. Você pode usar esse dominio para e-mail marketing, isso passa mais credibilidade e confiança para as pessoas;

Redes Sociais – Criar as redes sociais para seu negócio é fundamental, é melhor separar seu perfil pessoal do profissional. Outra dica é colocar no seu perfil comercial, algumas imagens suas com referências ao seu negócio, assim as pessoas começam associar sua imagem com o seu negócio, pessoas se conectam com pessoas;marketing nas redes sociais

 

Site – Ter um site responsivo, adaptado para dispositivos móveis,  e otimizado para os mecanismos de buscas, que além de ser uma vitrine para o seu negócio,é uma excelente ferramenta de vendas;

Auto Responder – Muitos profissionais trabalham com e-mails gratuitos, não que isso não funcione, acontece que as ferramentas de automação de e-mail marketing não aceitam esses tipos de e-mails, grande parte dos e-mail enviados dessas plataformas gratuitas acabam caindo na caixa de SPAM ou na lixeira;

Outra vantagem de contratar uma plataforma de e-mail marketing é a possibilidade de criar funis de vendas, construção de páginas de capturas, possibilidade de saber quem abriu seus e-mail e assim qualificar e classificar seus Leads (oportunidades de negócios), saber de onde seu lead se cadastrou, com essas informações você pode criar e-mail segmentados de acordo com seus objetivos.

 

Marketing digital para quem não tem site

Veja abaixo algumas alternativas para quem não tem site ou prefere métodos alternativos para divulgar seus imóveis na internet.

E-mail marketing – Você pode contratar um plano em uma empresa como a ActiveCampaign, Get Response, e-goi, Lead Lovers, Funnellytics ou G Digital por exemplo, essas ferramentas excelentes e muito importante para seu marketing.

contas bloqueadas na internet

Uma lista de e-mail ou whatsapp são seus principais ativos no marketing digital. Imagine se você tivesse sua conta de anúncios bloqueada pela Facebook ou fosse banido do Goole?  O que você faria?

Facebook – Além dos conteúdos na sua página você pode investir em tráfego pago através do gerenciador de negócios do Facebook, mas fique atento às regras da plataforma que é famosa pelos bloqueios de contas;

Instagram – Essa ferramenta é muito poderosa e atualmente é umas que está dando melhores resultados,  é importante ter uma conta comercial, ter um perfil bem organizado com nome de fácil memorização, Bio com descrição clara do que você faz, o Feed é outra coisa que chama muita a atenção das pessoas, as hashtags são outros fatores que podem fazer com que seus posts sejam mostrados para mais pessoas;

WhatsApp – Essa ferramenta é essencial para qualquer modelo de negócio, você pode criar campanhas nas redes sociais ou no Google levando as pessoas para o seu whatsapp, é aconselhável que você use um whatsapp exclusivo para essa finalidade.

Configure seu whatsapp bussiness previamente, horário de funcionamento, catálogos e respostas pré configuradas e com atalhos, isso vai facilitar muito o seu trabalho, além de economizar tempo.  

Funil de Vendas – É um processo que começa na captação de clientes (topo de funil), os quais preenchem um cadastro de inscrição e entram para sua lista de e-mail ou whatsapp por exemplo ; 

O Funil de vendas mais conhecido é o modelo AIDA  (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), ele baseia-se na jornada do consumidor desde o início até o final da compra.

ser encontrado na internet

Conclusão

Uma frase de “Bill Gates” que ficou muito famosa diz “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas, as que faze negócio através da internet e as que estão fora dos negócios”.

O mais importante é o primeiro passo na direção certa, e feito é melhor que perfeito e a melhora hora é agora.

Corretagem de imóveis dá bons retornos, então compensa separar uma verba mensal para investir no seu negócio, mesmo que seja um profissional autônomo.

Muitas pessoas perdem muito tempo na vida esperando a oportunidade certa, o tempo certo, passam anos planejando e não tiram do papel.

Quer minha ajuda para avaliar sua presença na internet? Entre em contato sem compromisso. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários abaixo,  sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas e eu responderei com muito prazer.